O futebol europeu nunca esteve tão em alta quanto hoje no Brasil. Após a Liga dos Campeões ter significativo crescimento nos últimos anos, agora foi a vez da Eurocopa mostrar todo o seu apelo no país. E o melhor modo de quantificar o fato é pelas audiências das duas emissoras que exibiram a partida final, entre França e Portugal.
No total, a decisão da Euro registrou 28 pontos na televisão aberta em São Paulo, com participação de 52% das televisões ligadas. Na divisão entre Globo e Bandeirantes, a emissora carioca ficou com 21 pontos e a paulista com sete pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 69.417 casas na Grande São Paulo.
Ambas têm bastante o que comemorar. A Globo passou o jogo do Campeonato Brasileiro para sábado, o que representou pouco apelo para o torneio nacional. Em São Paulo, a partida do Corinthians não saiu dos 18 pontos de média. Por outro lado, o jogo teve seis pontos a mais do que a última final da Eurocopa, de 2012, entre Espanha e Itália.
Em comparação ao Campeonato Brasileiro, o triunfo é visível. Apenas uma partida deste ano teve mais do que 28 pontos de média: o clássico entre Palmeiras e Corinthians. Na média, os jogos do fim de semana têm marcado 23 pontos.
Já a Band pôde celebrar o fato de que a emissora chegou a ficar 48 minutos na vice-liderança, com pico de oito pontos. Sem o futebol, o canal dificilmente passa dos três pontos de média no horário.