Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Na televisão, Libertadores supera debate eleitoral

Futebol teve quase sete vezes mais audiência que Serra e Dilma

Rodrigo Capelo em São Paulo - SP Publicado em 06/08/2010, às 09h02 - Atualizado às 12h02

Imagem Na televisão, Libertadores supera debate eleitoral
Futebol teve quase sete vezes mais audiência que Serra e Dilma

Futebol teve quase sete vezes mais audiência que Serra e Dilma

O cidadão brasileiro viveu dilema na noite da última quinta-feira (5). Durante uma hora e meia, a Globo transmitiu a partida entre São Paulo e Internacional, válida pelas semifinais da Copa Santander Libertadores. Na Bandeirantes, simultaneamente, foi realizado o primeiro debate entre candidatos à presidência, José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda (PSOL).

Enquanto o goleiro Renan, do clube gaúcho, falhou no primeiro gol sofrido pelo Internacional - ao tentar agarrar a bola, deixá-la bater no peito e abrir espaço para o zagueiro são-paulino Alex Silva -, a gaúcha Dilma Rousseff era questionada sobre o fim dos mutirões de saúde pelo principal concorrente, José Serra, e esbanjava números sobre o governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na disputa entre política e esporte, o futebol levou a melhor. O triunfo do time gaúcho sobre o São Paulo rendeu à Globo 36,9 pontos de audiência segundo o Ibope, número superior aos 5,5 pontos obtidos pelo canal paulista com o debate, segundo os dados preliminares da medição (os números consolidados devem ser divulgados na tarde desta sexta-feira).

O resultado obtido com a semifinal da Libertadores, contudo, não foi o mais alto da temporada na emissora carioca. Apesar de ter crescido em relação ao jogo de ida, que teve 23 pontos de audiência, partidas anteriores, como o duelo entre Corinthians e Flamengo, foram capazes de proporcionar 42 pontos de audiência à Globo.

Ironicamente, no fim do embate entre candidatos, ao agradecer a oportunidade de se apresentar, Plínio de Arruda se utilizou de metáfora e disse que a Bandeirantes "marcou um gol".

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.