O departamento de marketing do Náutico elaborou um concurso para a criação de um novo desenho do mascote da equipe, o Timbu. Podem participar da disputa designers, publicitários, ilustradores, chargistas, cartunista, arquitetos ou desenhistas autodidatas.
A comissão julgadora será formada por um publicitário, um designer, um arquiteto, um chargista e o vice-presidente de marketing do Náutico, Roberto Varela. O resultado do concurso está previsto para o início de dezembro e serão entregues ao vencedor os prêmios de R$ 1 mil em dinheiro, mais R$ 1 mil em produtos da loja oficial Timbushop.
Os desenhos devem ser encaminhados ao e-mail marketing@nautico-pe.com.br até o dia 30 de novembro. E o desenho terá de ser adequado para facilitar a reprodução gráfica e ainda deve inspirar o Timbu Kids, mini-versão do mascote voltado às crianças.
No ano de 1934, durante a partida entre Náutico e América-PE, em Recife, chovia muito e apesar do gramado encharcado, o técnico do time alvirrubro optou por passar as instruções aos jogadores no campo, para atenuar o frio. Um dirigente do clube levou até o gramado uma garrafa de bebida alcoólica para distribuir entre os atletas. A iniciativa provocou gritos dos torcedores rivais: “Timbu, Timbu!”.
O rato grande, que na verdade é um marsupial da mesma família do canguru, adora bebida alcoólica e, então, o Náutico incorporou o animal, o batizando como o seu mascote oficial.