Somando cerca de 47 milhões de pessoas, a comunidade latina dos Estados Unidos é o mote da nova campanha da NBA que será lançada nesta segunda-feira. Intitulada ?enebea?, a ação publicitária quer aproveitar o crescimento desse público para abrir o mercado híspano à liga, assim como já foi feito anteriormente com Europa e Ásia. O departamento de marketing da NBA quer incrementar sua presença em televisão, internet e projetos específicos nessas comunidades. A esperança é aumentar o alcance da competição dentro desse segmento demográfico, onde se calcula que há 15% de torcedores das franquias norte-americanas. Para isso, a liga criou uma página toda no idioma espanhol (www.nba.com/enebea) com notícias e conteúdos exclusivos relacionados aos 19 jogadores latinos que participam do torneio, provenientes de seis países diferentes. No total, a NBA possui 77 atletas estrangeiros, de 32 países. ?Com os latinos sendo um componente importante no percentual da nossa base de seguidores, temos uma responsabilidade de unirmos a eles de modo significativo, disse Sakia Sorrosa, diretora da U.S. Hispanic, por meio de um comunicado oficial. Além disso, a NBA planeja ações permanentes para renovar as quadras de basquete em bairros com maior concentração de residentes híspanos, como já foi realizado em comunidades afroamericanas. ?É uma grade ideia. Acredito que o projeto ajudará na identificação entre fãs e jogadores. Em geral, penso que será uma grande possibilidade para que todos se sintam incluídos na NBA. Me sinto feliz por esse projeto?, afirmou o mexicano Eduardo Nájera, ala do New Jersey Nets. No último domingo, a NBA organizou sua 18ª partida em território mexicano, país que mais recebeu jogos da liga fora dos Estados Unidos. O duelo entre Philadelphia 76ers e Phoenix Suns (116 a 94), disputado em Monterrey,, foi exibido pela NBA TV pela primeira vez em espanhol.