Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

NBA foca público infantil para recorde de vendas

Liga de basquete dos EUA mira crianças para vender mais artigos oficiais

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 24/10/2014, às 08h31 - Atualizado às 10h31

Imagem NBA foca público infantil para recorde de vendas

Prestes a ter início, a temporada de 2015 da NBA já determinou quem será o foco de suas campanhas. A liga de basquete americana vai direcionar para as crianças boa parte do esforço de comunicação da venda de produtos licenciados.

De acordo com a liga, 20% de todo merchandising vendido é para o público infantil. As crianças, também, são responsáveis por boa parte das vendas no exterior, segundo Salvatore La Rocca, presidente global de licenciamento da NBA.

"Há uma grande oportunidade global no mercado infantil, então vamos investir lá. Mais crianças estão praticando o basquete. Globalmente, achamos até que a proporção (de vendas) possa ser metade de adultos e metade de crianças", disse o executivo ao Sport Business Journal.

A meta da NBA é chegar a 35% das vendas de produtos licenciados acontecendo fora dos Estados Unidos. A China é o principal mercado internacional, seguido da Europa. O Brasil está entre os cinco de maior consumo da liga.

Outro fator que deve turbinar as vendas é a troca de time do astro LeBron James. O jogador, de volta ao Cleveland Cavaliers, deve fazer com que a comercialização da camisa 23 dele leve o próprio time ao topo dos uniformes mais vendidos. No ano passado, o campeão San Antonio Spurs foi o recordista em vendas entre as equipes. O Miami, ex-time de LeBron, foi o segundo. O jogador foi, com sobras, o primeiro em vendas, seguido de Kevin Durant.