O movimento iniciado pelo Phoenix Mercury, franquia da WNBA que aderiu ao patrocínio de camisas para a próxima temporada, reavivou uma discussão na principal liga de basquete do planeta. Diante da crise financeira internacional e das dificuldades de algumas de suas equipes, a NBA conversa sobre a exposição de marcas nos uniformes. A possibilidade foi um dos principais temas de uma entrevista coletiva concedida pelo comissário da NBA, David Stern. O dirigente foi sabatinado em Los Angeles, onde acompanhou os dois primeiros confrontos entre Lakers e Orlando Magic pela decisão da temporada 2008/2009. ?Fico feliz pela WNBA ter conseguido o aporte necessário para se manter em operação, mas não sei se veremos isso na NBA em breve. Por enquanto, a liga não está à venda?, disse Stern. A postura do comissário, inicialmente incisiva, mostrou-se um pouco mais aberta na sequência da entrevista: ?Nós vamos estudar quando for o momento certo. Não descartamos totalmente?. Um dos motivos para a discussão ter ganhado corpo nesta temporada é que algumas das equipes enfrentam dificuldades financeiras decorrentes da crise financeira internacional, que teve como epicentro o mercado norte-americano. Algumas franquias, como o finalista Magic, pediram auxílio financeiro à liga para cumprirem os compromissos da competição 2008/2009.