A NBA deverá usar o festivo All-Star Game, no próximo mês de fevereiro, como plataforma de testes para uma transmissão feita por meio de telefones celulares com tecnologia 5G. A liga revelou que deverá ter seis smartphones espalhados pela quadra do United Center, em Chicago, palco da partida.
De acordo com a NBA, a iniciativa tem como principal objetivo captar melhores imagens para os fãs. Um primeiro teste da tecnologia chegou a ocorrer no último dia 11 de julho, em um jogo de intertemporada entre Atlanta Hawks e Washington Wizards, que teve um feed alternativo filmado exclusivamente por câmeras de smartphones utilizando o 5G.
Foto: Reprodução
Na ocasião, a operadora de telefonia móvel AT&T forneceu a infraestrutura de vídeo 5G para a produção de jogos ao vivo. Ao todo, foram implantados seis telefones Samsung para filmar a ação usando o aplicativo móvel LiveU Smart. A transmissão “Smartphone View” foi veiculada no aplicativo da ESPN e internacionalmente no NBA League Pass e na NBA TV Canada.
“Há algo muito menos intimidador em um smartphone. Existe um nível de conforto e familiaridade que abriu algumas portas e alguns olhos. E o retorno que recebemos foi muito positivo, então há muito mais a ser explorado em cima disso”, disse Paul Benedict, vice-presidente de transmissão da NBA, em um evento realizado em Nova York.