A Nextel vai promover neste ano o primeiro campeonato brasileiro de comemorações de gol. A iniciativa é a continuação de teasers que a companhia já vinha divulgando, nos quais ex-jogadores apareciam se desafiando.
O grupo de ex-jogadores contratados pela empresa de telefonia móvel é formado por Biro-Biro, Donizete, Júnior Baiano, Paulo Nunes, Serginho Chulapa e Viola. Todos eles gravaram vídeos em que festejam gols com coreografias inusitadas.
A ação também tem participação de Neymar, atacante do Santos, principal garoto-propaganda da marca. O rosto do camisa 11 aparece na identidade visual de um canal que a Nextel criou no portal de vídeos Youtube para concentrar as peças da campanha.
Neymar também aparece na assinatura da campanha, publicada depois de todos os vídeos dos ex-jogadores, e em peças com suas próprias comemorações. No dia 6 de abril, quando o Santos bateu o Colo-Colo por 3 a 2 em partida válida pela Copa Santander Libertadores, ele marcou um dos gols e festejou usando uma máscara feita pela Nextel com seu próprio rosto. Por conta disso, acabou expulso de campo.
Além de Neymar e dos ex-jogadores, o campeonato é aberto ao público. Qualquer pessoa pode publicar no canal da Nextel no Youtube um vídeo com sua comemoração de gol. O dono da melhor festa receberá R$ 100 mil em ouro.
A seleção do premiado será feita em duas etapas. Na primeira, internautas devem clicar no botão “curtir” do vídeo. Os dez mais votados serão mandados para um júri final. A promoção é limitada a pessoas com mais de 18 anos, e as comemorações podem ser publicadas até o dia 17 de agosto.
No ano passado, a comemoração de gols foi o principal mote utilizado pela Coca-Cola em seu plano de comunicação para a Copa do Mundo de futebol da África do Sul.