Neymar mudou as prioridades de direitos de transmissão dos torneios europeus no Brasil. Como ficou provado no último fim de semana, a antes pouco valorizada Ligue 1, o Campeonato Francês, ganhou protagonismo na televisão brasileira.
A estreia do atleta no Paris Saint-Germain deixou o Sportv na liderança entre todos os canais pagos. Segundo a emissora, 2,8 milhões de pessoas assistiram ao jogo pelo veículo da Globosat, em dados do Kantar/Ibope que compreendem todo o país.
E a emissora não foi a única a transmitir a partida. A ESPN também exibiu o jogo do torneio francês, mas sem dar o mesmo destaque da emissora concorrente. A empresa deixou em seu canal mais nobre, a ESPN Brasil, a partida entre Barcelona e Real Madrid, que ganhou protagonismo na programação ao longo da semana.
Com a iniciativa, a ESPN Brasil ficou com o segundo lugar na televisão paga; o clássico espanhol começou uma hora depois do início da partida do PSG. Ainda assim, a estreia de Neymar ficou logo atrás. Com a Ligue 1 em outro canal da ESPN, a emissora conseguiu também o terceiro lugar no Ibope.
A empolgação com o jogo foi tamanha que a Globo, que detém os direitos do Francês na televisão aberta, cogitou exibir a partida no domingo, segundo informações divulgadas pelo portal “Uol”. A possibilidade foi deixada de lado, mas, pelo menos em São Paulo, a prioridade ao Campeonato Brasileiro não deu bons resultados: Vasco e Palmeiras rederam 17 pontos de média, o pior resultado do torneio no Ibope da capital paulista.
Segundo informação divulgada pelo “Blog do Ohata”, Neymar mudou a grade de Sportv e ESPN. Com o brasileiro em campo, as duas emissoras pretendem transmitir todas as 38 partidas do PSG ao longo da atual temporada.
Com resultados expressivos, a Ligue 1 deverá engrossar as negociações para os direitos de transmissão das próximas temporadas. Quem realiza a venda no país é a BEin, que detém a comercialização do Campeonato Francês. O atual acordo, fechado com o Grupo Globo, é válido até a atual temporada, até o fim do primeiro semestre de 2018.
O Ibope de Neymar também deve tirar a hegemonia do Barcelona na televisão aberta nas transmissões da Globo com a Liga dos Campeões. O time costumava ter a preferência do canal.