As novas campanhas mundiais de Adidas e Nike para o futebol (?The Quest? e ?Write the future?, respectivamente) têm muitas similaridades. Ambas são focadas em atletas, usam elementos da cultura jovem, possuem forte atuação em novas mídias e apresentam histórias (reais ou não) dos personagens ao público. Durante a Copa do Mundo, porém, a proximidade entre os dois projetos vai diminuir consideravelmente. Enquanto a Adidas anunciou que promoverá duelos entre os jogadores que integram a campanha a cada partida da Copa do Mundo e usará o site Facebook para interagir com o público a partir disso, as ações da Nike incidirão majoritariamente sobre o novo centro que a marca inaugurou em Soweto, na periferia de Johanesburgo, ou priorizarão o social. A ideia de usar o centro, na verdade, é só uma forma que a Nike encontrou para ter mídia durante a Copa. Inaugurado nesta semana, o espaço já recebeu eventos com Alexandre Pato (dia 9), Arsène Wenger (dia 10) e com um trio formado por Pato, Andres Sanchez (chefe da delegação brasileira na Copa) e Orlando Silva Júnior (ministro do Esporte). Até o fim da Copa, o centro ficará aberto para uso da imprensa (o campus dispõe de internet e espaço para gravações). Além disso, a Nike levará jogadores patrocinados pela marca ao espaço sempre que eles fizerem algo relevante e tiverem espaço na agenda. A presença de jogadores no centro de treinamentos de Soweto, contudo, não será explorada comercialmente. Em vez disso, a Nike focará o viés social do espaço, que será usado para levar esporte a crianças carentes depois da Copa do Mundo. ?Nós pensamos em futebol 365 dias por ano, sete dias por semana e 24 horas por dia, mas a Copa do Mundo é um momento importante para mostrarmos o quanto o futebol pode ser usado para um projeto social. É isso que nós buscamos aqui e que vamos focar nas próximas ações?, disse Mzamo Masito, diretor de marca da Nike na África do Sul. A valorização do social é um meio encontrado pela Nike para não ignorar a Copa do Mundo, mas também não ameaçar propriedades comprometidas com a Adidas, que é patrocinadora oficial do torneio.