Nike lança acessório para mapear atividades físicas

Pulseira está sendo vendida apenas nos Estados Unidos

Pulseira está sendo vendida apenas nos Estados Unidos

A Nike é uma empresa de material esportivo. No entanto, assim como muitas marcas do segmento, lançou nas últimas décadas uma série de produtos que não têm qualquer relação com atividades físicas, totalmente voltados à vida cotidiana. A pulseira Nike+ FuelBand, que a companhia lançou nos Estados Unidos nesta quinta-feira, tenta unir as duas coisas.

Trata-se de um aparato que mapeia atividades realizadas no dia a dia e mede o esforço envolvido. O equipamento coleta dados como calorias queimadas, dist"ncia percorrida e velocidade. A partir disso, converte as informações para uma unidade chamada NikeFuel.

O propósito do equipamento é acumular NikeFuel. Quanto mais ativa a pessoa for, em quantidade e em intensidade, melhores serão os índices marcados na pulseira.

“A Nike sempre teve como mote inspirar atletas, e a Nike+ FuelBand vai ajudar a motivá-los de um jeito simples, divertido e intuitivo”, comentou Mark Parker, CEO da Nike, durante o evento desta quinta-feira.

O lançamento foi realizado em Nova York, e contou com Lance Armstrong (ciclismo), Kevin Durant (basquete) e Carmelita Jeter (atletismo), esportistas patrocinados pela Nike.

“O que é incrível sobre a ideia do NikeFuel e sobre a FuelBand é que isso dá informações e números que mostram quanto as pessoas estão produzindo durante o dia”, enalteceu Armstrong.

A pulseira começou a ser vendida nesta quinta-feira, na Nikestore.com, apenas para os Estados Unidos. Cada unidade custa US$ 149.

Além do evento de lançamento, a Nike tem publicado vídeos no site Youtube para divulgar o novo produto. A companhia veiculou uma peça que apresenta o conceito, e outra que mostra o aparato a partir de cenas de esportes e entretenimento.

O curioso é que o lançamento vai na mesma direção de um dos grandes projetos da Adidas para este ano. Em novembro de 2011, a marca alemã havia anunciado em São Paulo a criação do sistema miCoach, chip que pode ser inserido em chuteiras e mapeia o desempenho físico de jogadores de futebol.

O sistema miCoach já funcionava no running, e a ideia da Adidas é levar o produto a outras modalidades em 2012. A grande diferença do novo produto da Nike é que ele não mede apenas atividades esportivas.