A Nike lançou nesta quinta-feira a campanha mundial de futebol chamada de ?Write the Future?. A divulgação da ação teve transmissão ao vivo pelo Facebook, rede social com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. O destaque, claro, é a Copa do Mundo, que terá início no dia 11 junho. No vídeo de dez minutos, aparecem astros patrocinados pela marca, como Cristiano Ronaldo, Ribéry e Rooney, em momentos decisivos por suas seleções. A ideia central é mostrar como um acerto ou um erro em momentos decisivos afetam as vidas de quem está em campo. Na televisão brasileira, o comercial estreia neste sábado, dia 22 de maio, momentos antes da decisão da final da Liga dos Campeões da Europa, patrocinada pela rival Adidas. No Brasil, a ferramenta Facebook não tem o mesmo apelo que possui na Europa. No país, são apenas cinco milhões de cadastrados. Durante a Copa do Mundo da África do Sul, a Nike será a patrocinadora de uniforme de nove seleções: Brasil, Holanda, Portugal, Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zel”ndia, Sérvia e Eslovênia. No material utilizado, o apelo de marketing foi ecológico: parte do tecido é proveniente de poliéster reciclado, oriundo de garrafas PET. A campanha no Facebook também é uma investida da Nike nas redes sociais que, nesse caso, é dominado pela Adidas. A comunidade da empresa alemã no site tem três milhões de pessoas que se comunicam com a marca diariamente. A especialidade da rival americana, nesse cenário, tem sido outra: vídeos virais. No último mês, três dos dez vídeos mais assistidos no YouTube foram da marca, com 4,3 milhões de visitas. Somados todos os vídeos da companhia no site, são 104 milhões de visitas.