A seleção inglesa de rúgbi tem novo uniforme. A Nike, fornecedora de materiais esportivos da equipe, desenhou novas camisas e optou por deixar a clássica versão branca para trás e lançar design totalmente negro, idêntico ao usado pelos All Blacks, seleção neozelandesa, cujo parceiro é a alemã Adidas.
A mudança causou desconforto até entre atletas da modalidade. “Eu sempre gostei de jogar contra a Inglaterra, principalmente quando eles usavam camisas brancas, algo que me deixava orgulhoso”, disse Johan Lomu, um dos jogadores que mais destacou pela seleção da Nova Zel”ndia.
A troca de cores – para o jogador, que surpreendeu na Copa do Mundo de rúgbi de 1995, quando tinha apenas 20 anos – prejudica a tradição que se criou em torno dos confrontos entre neozelandeses e ingleses. Hoje, Lomu tem 36 anos.
O único detalhe que separa as camisas de All Blacks e seleção inglesa, de agora em diante, será a rosa peculiar da Inglaterra, estampada no peito, bem como a marca da O2, patrocinadora da equipe brit”nica.
O Mundial de rúgbi, no qual o país europeu irá estrear o uniforme em jogos oficiais, irá acontecer entre 9 de setembro e 23 de outubro. Uma eventual final entre Inglaterra e Nova Zel”ndia, novamente contrapondo Nike e Adidas, respectivamente, é aguardada para que se defina quem irá usar de fato a cor negra.