O mercado dos e-Sports não para de crescer mundo afora. Com isso, o nicho atrai cada vez mais setores e marcas que querem se associar a esse mundo que se desenvolve em progressão geométrica. Um setor que ainda não tinha entrado para os jogos eletrônicos era o automobilístico, mas a Nissan acaba de abraçar este novo desafio.
A montadora japonesa é a primeira dentre as gigantes globais que produzem carros a patrocinar duas das maiores equipes mundiais de e-Sports. FaZe Clan e OpTic Gaming serão responsáveis por “apresentar” a Nissan ao setor que tem um público estimado em 453 milhões de espectadores de videogames em sistema de streaming e competições de jogos eletrônicos.
O número é de um relatório de mercado publicado pela Newzoo. Para se ter uma ideia, em 2018, a audiência combinada do YouTube e do Twitch para os e-Sports foi maior do que o número total de espectadores de Netflix, ESPN e HBO.
“Para qualquer empresa que queira falar com a Geração Z e o público-alvo formado pela geração dos millenials, os sistemas de streaming e os e-Sports constituem uma grande oportunidade. Acreditamos que esta parceria representa uma nova estratégia para nos apresentarmos e nos conectarmos com milhões de fãs por meio de seus jogadores preferidos. Tanto a FaZe Clan como a OpTic Gaming estão trazendo um público-alvo exclusivo para a família Nissan. Não poderíamos ter escolhido melhores parceiros para ajudar a nos conectarmos de forma autêntica com o fenômeno cultural representado pelos e-Sports em todo o mundo”, afirmou Robert Cross, diretor de mídia e ativação da Nissan na América do Norte.
“É muito bacana ter uma montadora de automóveis inovadora como a Nissan como patrocinadora e parceira comercial. Estamos ansiosos para começar a criar conteúdos atrativos por meio desta empolgante parceria”, declarou Lee Trink, CEO da FaZe Clan, equipe de e-Sports com maior número de inscritos no mundo.
Como parte do acordo, o logotipo da Nissan estará estampado nas camisas de competição das duas equipes. Além disso, os membros dos times terão acesso a veículos da Nissan para integrá-los aos seus conteúdos sociais e digitais. Os veículos relacionados ao acordo publicitário são o Armada, o Altima, o Kicks e o Leaf, modelo 100% elétrico da montadora japonesa.
A Nissan tem dado cada vez mais atenção aos patrocínios esportivos. Após o aporte aos Jogos Olímpicos de 2016, a marca vem focando seus esforços na Champions League e também na Fórmula E, categoria de carros elétricos da FIA.