A Nissan apresentou, nesta terça-feira (22), o novo carro da equipe Nissan e.dams para a disputa da temporada 2019/2020 da Fórmula E. Será a sexta temporada da categoria de carros elétricos e a segunda da montadora japonesa, que estreou em 2018/2019, venceu uma prova e ficou em quarto entre as equipes, com um de seus pilotos, o suíço Sebastien Buemi, terminando como vice-campeão.
O novo carro da Nissan tem inspiração “em casa”. O design vermelho, branco e preto foi baseado no quimono japonês, um símbolo nacional bastante tradicional de longevidade e boa sorte. Ao todo, quase 40 designers internos da montadora trabalharam nos principais mercados do mundo para apresentar conceitos e, assim, chegarem à nova pintura do carro.
Foto: Divulgação / Nissan
“Ao nos aproximarmos do início da nossa segunda temporada na Fórmula E, nossa equipe de design propôs um novo visual, que celebra nossa herança japonesa e o vibrante DNA da nossa tecnologia. Usamos nossas cores icônicas da Nissan, vermelha e branca, colocadas na diagonal em um padrão de quimono, o que cria uma impressão dinâmica e poderosa”, explicou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior da área de design da Nissan Global.
Para a segunda temporada na categoria, a montadora permanecerá com o objetivo de mostrar ao mundo as tecnologias que utiliza em veículos de emissão zero e divulgar o conceito Nissan Intelligent Mobility de seus carros elétricos, em especial o Leaf, o mais vendido do mundo na categoria que pertence.
De acordo com a empresa, para a temporada que começa no mês que vem, foi desenvolvido um trem de força atualizado, segundo o novo regulamento da categoria. A novidade substituirá o sistema de motor elétrico duplo da temporada passada. Ao volante, permanecem o suíço Sebastien Buemi e o britânico Oliver Rowland.
“A segunda temporada às vezes é mais difícil que a primeira. Com a importante mudança para a solução monomotor, tivemos muito o que fazer fora da temporada. Usaremos tudo o que aprendemos na quinta temporada para melhorar, com uma ênfase ainda maior no gerenciamento de bateria e energia”, disse Michael Carcamo, diretor global da Nissan Motorsports.
LEIA MAIS: Crise faz Hong Kong perder prova da Fórmula E para Marrocos
A temporada 2019/2020 da categoria de carros elétricos será a sexta da história e terá 14 provas no total. O início será com o e-Prix da Arábia Saudita, em 22 de novembro. Entre as novidades estão as estreias das provas de Seul (Coreia do Sul), Jacarta (Indonésia) e Londres (Inglaterra), que fechará o campeonato em 26 de julho de 2020.
Foto: Reprodução / Twitter (@FIAFormulaE)