O sucessor de Joseph Blatter na Fifa já tem dia para ser eleito: 26 de fevereiro de 2016, data anunciada nesta segunda-feira (20), em Zurique, na Suíça, pelo Comitê Executivo da entidade. A coletiva foi interrompida depois que o comediante Simon Brodkin jogou dólares cenográficos no mandatário, num ato de protesto e zombaria (ver vídeo abaixo).
O comitê foi convocado às pressas para organizar um novo processo eleitoral depois que Blatter colocou o cargo à disposição, em junho, pressionado pelo escândalo de corrupção que levou sete dirigentes do futebol mundial à prisão, incluindo José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, apesar de integrar o colegiado de 27 membros, não compareceu ao primeiro encontro na sede da Fifa após a renúncia de Blatter.
A definição das novas eleições acontecem cerca de dois meses após o estouro da crise na Fifa. Segundo colocado no pleito que elegeu Blatter em maio, o príncipe jordano Ali Bin Al Hussein já sinalizou com a intenção de concorrer novamente ao cargo, assim como o brasileiro Zico. O português Luis Figo e o holandês Michael Van Praag, que retiraram suas candidaturas antes da eleição, ainda não se pronunciaram sobre a possibilidade de entrarem na disputa.
Para formalizar sua candidatura, os pretendentes precisam conseguir apoio de, no mínimo, cinco das 209 federações com direito a voto no pleito. Outro requisito a ser atendido é ter trabalhado com futebol nos últimos cinco anos.