Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Contra saturação, organizadoras apostam em corridas de rua temáticas

Provas promovem personagens infantis, heróis de quadrinhos e filmes ou eventos paralelos

Adalberto Leister Filho e Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 31/03/2015, às 09h46 - Atualizado às 12h46

Imagem Contra saturação, organizadoras apostam em corridas de rua temáticas

Branca de Neve em corrida temática da Corpore

“O apelo de uma corrida pela corrida meio que se esgotou”. A frase é de Roberto Conte, idealizador da Maratoninha da Galinha Pintadinha, evento que reúne só crianças entre 10 meses e 5 anos e tem a famosa personagem que faz sucesso entre o público infantil como grande motivo para levar os pais a procurarem esse evento.

“A ideia é de promover e incentivar a prática de atividade física desde a infância. Para a marca, é a chance de entrar num território que não é o usual”, afirma Conte.

Cada vez mais as corridas de rua têm se apoiadoem temáticas de personagens da televisão para gerar mais público. Se a Galinha Pintadinha atrai as crianças, há diversas outras provas para adultos.

Com um calendário apinhado de corridas, cresceu a importância para as empresas organizadoras de realizar provas que tenham algum mote diferente do usual.

“Fazemos em associação com a Disney e a Marvel. Eles cuidam da parte de marketing e nós, da logística da prova”, conta Edgard José dos Santos, diretor-administrativo da Corpore, que organiza algumas das provas temáticas mais populares de São Paulo.

A promotora de corridas realizou, em 8 de março, a primeira edição da Princess Magical Run, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

“Foi uma prova com foco nas mulheres, mas que atraiu toda a família”, afirmou Santos.

Também fazem parte do calendário de eventos da Corpore a Marvel Run (26 de abril), a Disney Magic Run (30 de agosto) e a Star Wars Run (29 de novembro). Em todas elas, há uma conexão com os heróis das telas e os atletas do asfalto. Tudo pelas inscrições, sempre na faixa de R$ 100. 

Na corrida da Marvel, que pode ser feita individualmente ou em equipe, por exemplo, serão seis largadas distintas, cada uma delas tematizada com um dos heróis do filme Vingadores: Tony Stark, Capitão América, Hulk, Viúva Negra, Thor e Gavião Arqueiro.

As corridas temáticas também têm se relacionado com outros eventos, esportivos ou não. Neste fim de semana, um exemplo será a Run Stock Car Ribeirão Preto. Quem se inscrever na prova de atletismo terá direito a um ingresso para ver a etapa local da Stock Car, a segunda da temporada.

No dia 12 de abril, São Paulo sedia a Fashion Run. O evento faz parte das festividades da São Paulo Fashion Week, que neste ano terá a despedida da modelo Gisele Bündchen das passarelas.

A prova de rua será no Parque Cândido Portinari, local do evento de moda. Como diferencial, a organização disponibilizará em seu aplicativo uma playlist exclusiva feita pelo fotógrafo de moda Mario Velloso. A Memo, marca fashion fitness fará dois modelos de camisas: um para a prova e outro para depois do evento. As inscrições custam R$ 200.

Inovar na temática virou a chave para continuar a atrair corredores, que chegam a ter cinco provas por fim de semana em São Paulo.