O ano de 2013 foi emblemático para o esporte no Brasil. Justamente no ano do primeiro evento-teste da Copa do Mundo de 2014, presenciamos o fechamento de grandes agências de marketing esportivo criadas exatamente com o propósito de pegar carona com o crescimento do mercado que o Mundial poderia proporcionar.
Da mesma forma, o futebol protagonizou cenas lamentáveis de violência durante o Campeonato Brasileiro, culminando com uma briga generalizada na arquibancada do jogo entre Atlético-PR x Vasco na última rodada do campeonato, em imagens que rodaram o mundo justamente por acontecerem no fim de semana em que houve o sorteio das chaves da Copa no país.
Para piorar, o torneio nacional teve o resultado final alterado por decisão da Justiça Desportiva (o caso que mantém o Fluminense na Série A e rebaixa a Portuguesa ainda pode ter outros desdobramentos). Além disso, a Soccerex, feira global de futebol que aconteceria no Rio de Janeiro pelo quarto ano seguido, foi cancelada a menos de duas semanas. Os ingleses que organizam o evento culparam o governo do Rio, que não cumpriu o acordo de financiar o evento, pelo cancelamento.
Mesmo assim, o futebol protagonizou a maior parte das grandes ações do ano. Na já tradicional retrospectiva do ano feita pela equipe da Máquina do Esporte, você acompanha aqui os “Melhores do Ano”. Em 2013, em vez de fazermos apenas um texto com todos os cases, vamos apresentá-los separadamente, em forma de matéria.
Mais uma vez seguimos o critério de segmentar as ações, de modo a fazer com que diferentes estratégias pudessem ser contempladas. Aproveitamos para desejar a todos um Feliz 2014, lembrando que o site volta à atualização normal a partir do dia 6 de janeiro.
Clique nos links a seguir para conhecer os melhores do ano: