A assinatura de um contrato de patrocínio ao Palmeiras mudou as metas da Unimed para este ano. A empresa de seguros tinha planos de crescer 15% em 2010, mas elevou para 20% o objetivo na área de seguros de vida. E pode acelerar, graças ao clube, uma entrada no segmento de planos de saúde para pessoa física. A criação de seguro saúde com esse foco já fazia parte dos planos da Unimed antes do contrato com o Palmeiras. No entanto, a empresa admite chance de acelerar o processo para ter produtos especificamente desenhados para a torcida alviverde. O principal foco da Unimed com o patrocínio, que dará à empresa espaço em placas no centro de treinamento e no uniforme do treinador, é visibilidade. A empresa é a sexta do país no setor de saúde, a 14ª em seguros de vida e a 19ª em previdência, com um total de 16 milhões de clientes. Para este ano, o plano de crescimento está baseado na difusão de todas as ofertas da marca, como forma de mostrar que ela não atua apenas na saúde. Essa é a explicação, aliás, para a Unimed ter adotado a cor azul para o logotipo na comunicação relacionada ao Palmeiras. O emblema da empresa de plano de saúde é verdade, mas a ideia é mostrar ao público que há mais opções de produtos. No entanto, a Unimed também vislumbra a chance de explorar a torcida do Palmeiras com ações e produtos. Uma das possibilidades é a criação de produtos especiais para os torcedores alviverdes, com vantagens ligadas ao clube. O problema é que a Unimed não trabalha com seguro saúde para pessoa física atualmente. A empresa já tem produtos específicos para Grêmio e Internacional, por exemplo, mas acertou um convênio com os planos de sócios dos rivais gaúchos e vende o produto a pessoa jurídica. ?Precisamos de visibilidade para a Unimed seguros. O esporte tem uma dispersão muito positiva na mídia, e o contrato com o Palmeiras nos permite estar em todos esses veículos?, disse Rafael Moliterno Neto, diretor de planejamento e negócios da empresa. ?Mas a meta aqui é criar um canal de distribuição com a torcida e aproveitar o negócio para gerar vendas?, completou. O segmento que será explorado com mais ênfase pela Unimed nesse processo é o site oficial do Palmeiras. O portal deve servir como propulsor de vendas e lançamentos para a empresa, que assinou com o clube por um ano e vai desembolsar R$ 1,3 milhão.