O Palmeiras tem planos para anunciar ainda neste ano o lançamento de um sistema de franquias para lojas oficiais. O projeto está sendo negociado com a Adidas, fornecedora de material esportivo do clube alviverde, e inclui a criação de uma linha unbranded de produtos da equipe.
Existe a possibilidade de o projeto ser lançado ainda neste ano, no segundo semestre. Além de ajustar detalhes com a Adidas, o Palmeiras busca uma empresa para terceirizar a gestão e a comercialização das franquias.
Atualmente, a ideia está nas mãos do Palmeiras. O clube trabalha com um prazo de 15 dias para formatar o plano de criação das franquias e apresentar a ideia à Adidas, que teria de avalizar o negócio.
Paralelamente, a Adidas desenvolve uma linha unbranded (sem marca) para o Palmeiras. A coleção deve seguir um padrão adotado pela empresa com alguns clubes da Uefa que são patrocinados por outras empresas.
Em quiosques oficiais da Liga dos Campeões da Uefa e na loja que a entidade vai inaugurar no Japão em 2011, a Adidas comercializa produtos de clubes como Barcelona e Manchester United, que têm vínculo com a Nike. Essas camisas, por contrato, precisam ter o selo da instituição continental e não podem ter nenhuma alusão a nenhuma das marcas de material esportivo (nem a parceira das equipes, nem a patrocinadora da competição).
A ideia no Palmeiras é que essa coleção seja uma das principais atrações das franquias da equipe. Essas lojas também ratificarão um investimento recente do clube e da Adidas na linha de produtos casuais, que foi incrementada.
As lojas, aliás, são parte fundamental de um projeto do marketing alviverde. Com franquias, o Palmeiras quer espalhar pelo país a comercialização de seus produtos e aumentar a abrangência da imagem. A meta é aproveitar, por exemplo, a grande quantidade de torcedores que o clube possui no interior de São Paulo.