Por Erich Beting – São Paulo (SP) em 10 de Novembro de 2009 às 14:00
Com um ambicioso plano de ser o maior programa de sócio-torcedor do mundo, mas sem trazer grandes novidades em relação aos projetos existentes no mercado, o Palmeiras apresentou nesta terça-feira o Avanti, novo programa de fidelização de torcedores do clube.
O objetivo da diretoria de marketing palmeirense, em dois anos, é alcançar a marca de 200 mil associados e a cifra de R$ 80 milhões ao ano de receita com o programa. Para isso, a aposta do clube é na forma como o projeto será calcado, principalmente no que se refere à adesão do torcedor ao programa.
“Não haverá a opção de fazer o pagamento sem ser pelo cartão de crédito ou à vista”, afirmou Mauro Zucato, diretor adjunto de marketing do clube paulista e responsável pela montagem do Avanti.
Para fazer com que o torcedor, ao aderir ao projeto, tenha o cartão de crédito, o clube fechou um acordo com o Bradesco e com a Visa, que serão responsáveis pela emissão do cartão e do crédito para o torcedor. “Estamos contribuindo para a ampliação do número de pessoas com acesso ao crédito”, afirmou o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, referindo-se à possibilidade de o torcedor de baixa renda ter acesso ao cartão pagando uma contribuição de R$ 25 mensais ao clube.
O mandatário palmeirense ainda disse que não dá para prever o tamanho do impacto da ação dentro do orçamento do clube. “Esses programas [de sócio-torcedor] são muito recentes no Brasil. Uns são mais bem-sucedidos que os outros. Nós estamos numa área de incertezas como em qualquer outro empreendimento, mas o objetivo que temos é de fazer com que o clube tenha uma situação financeira melhor que a de hoje com o projeto”, disse.
Para isso, a proposta palmeirense é muito similar à existente em outros programas. O benefício ao torcedor que contribui varia conforme o tamanho do plano. As três cotas existentes são a prata (custo de R$ 25 mensais), a ouro (R$ 50) e a diamante (R$ 100 por mês). Conforme o grau de investimento do torcedor dentro do programa, aumentam-se os benefícios para aquisições de produtos de empresas parceiras e, também, o desconto na aquisição de ingressos para os jogos do clube.
“Tudo o que ele paga reverte em descontos para a compra de produtos”, afirmou Rogério Dezembro, diretor de marketing do Palmeiras.
Para conseguir fazer com que isso seja possível, o clube conta com três parceiros iniciais. Além dos patrocinadores do time, Adidas e Samsung, a empresa de aviação Azul fechou acordo para oferecer benefícios aos torcedores. O cadastrado no programa de fidelização terá desconto na compra de produtos das empresas e, também, pacotes de viagens especiais para assistir a jogos do time.