Como negócio, o futebol é maior do que o produto interno bruto (PIB) de 25 países. A consultoria Deloitte & Touche divulgou nesta semana um estudo sobre o tamanho do mercado do principal esporte do planeta, e o resultado é que ele move US$ 500 bilhões anualmente, montante equivalente à 17ª economia do planeta.
Além disso, a pesquisa fez uma avaliação sobre o comportamento das marcas na Copa do Mundo. A consultoria apresentou quantas seleções cada uma das marcas de material esportivo patrocina no torneio.
A partir disso e do investimento anual que empresas fazem em cada seleção, a pesquisa tentou identificar o retorno que essas equipes proporcionam às marcas.
O estudo também fez um levantamento de quanto valem os jogadores de cada seleção que participa da Copa do Mundo. Nesse quesito, a Espanha foi a líder do torneio, com um elenco orçado em torno de 303 milhões de euros.
A Copa do Mundo levou 480 mil turistas à África do Sul, dos quais cem mil não tinham entradas para jogos. Ainda segundo o estudo, a expectativa é que o torneio tenha 30 bilhões de espectadores na televisão.