O quão distante está o Campeonato Brasileiro da Premier League, a principal divisão do futebol inglês? Para o presidente da Soccerex, Duncan Revie, a dist”ncia é menor do que se imagina. Segundo o executivo, para chegar ao nível brit”nico, o país tem como vantagem a Copa do Mundo e de eventos como a feira promovida por ele.
Para sustentar o seu argumento, Revie lembra que a Premier League não tem nem 20 20anos de existência. “Antes, o futebol inglês era dominado pelo hooliganismo nas arquibancadas, e nenhuma empresa queria associar a sua imagem a ele”, afirmou.
O surgimento da atual liga inglesa casa com o Taylor Report, uma série de recomendações para estádios, publicada em 1990 após o acidente em Hillborough, estádio do Sheffield. Na ocasião, 96 pessoas morreram esmagadas nos alambrados da arena, que estava superlotada.
Segundo o presidente da Soccerex, os novos estádios de futebol que estão sendo construídos no Brasil poderão marcar um passo semelhante ao que foi feito na Premier League há 20 anos. Com uma liga organizada, só faltaria a entrada de grandes empresas que investem no futebol mundial.
Nesse instante surge a feira da Soccerex. À Máquina do Esporte, Duncan Revie mostra bom humor para exemplificar como o evento pode impulsionar o futebol brasileiro. “Imagine que você queira ficar com uma mulher. O que eu faço para te ajudar? Coloco você em um quarto com seis mulheres, durante cinco dias seguidos. Suas chances serão bem maiores, não?”, brincou.
Os cinco dias citados constituirão no tempo em que clubes e entidades esportivas estarão em contato constante com empresas interessadas em investir no Brasil. O exemplo citado pela Soccerex foi a última edição do European Forum em Manchester, também organizada pela empresa, em que mais de 40 marcas da cidade se mostraram interessadas em entrar no mercado esportivo brasileiro.
A Soccerex também usa de argumento negócios bem sucedidos que ocorreram em edições anteriores da feira. O Real Madrid, por exemplo, assinou seu contrato de patrocínio com a Bwin em um dos eventos, assim como a MLS, a liga de Futebol dos Estados Unidos, acertou um acordo de pré-temporada com o Barcelona.
Leia mais: