A Federação Paulista de Futebol vai criar uma nova campanha para pedir paz nos estádios. E a ideia foi usar os auxiliares do árbitro, popularmente conhecidos como “bandeirinhas”, para chamar a atenção para a bandeira da paz.
Durante todos os jogos do Paulistão Chevrolet 2014, os auxiliares vão usar bandeiras brancas, em vez das tradicionais vermelhas e amarelas que os acompanha desde os anos 70. O projeto, criado pela agência Wunderman, foi chamado de “Bandeirinha da Paz”.
“As cenas de violência que vimos nas arquibancadas de uma partida durante a última rodada do Brasileirão 2013 foram lamentáveis. Com essa campanha, queremos contribuir para conscientizar os torcedores. Pela primeira vez os assistentes vão utilizar bandeiras brancas em todos os jogos do campeonato”, afirmou em comunicado Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.
Isso fará com que os torcedores nos estádios vejam os auxiliares e se lembrem de que “para a paz, não existe impedimento”, nas palavras do mandatário do futebol paulista.
Além do instrumento dos auxiliares, haverá um site oficial da campanha (www.bandeirinhadapaz.com.br) e as redes sociais da FPF serão usadas para estimular o engajamento dos torcedores na causa.
“Acreditamos na simplicidade e no ineditismo da ideia. Por um lado, não existe símbolo de paz mais universal do que uma bandeira branca, por outro, é a primeira vez que os árbitros assistentes deixam de lado as tradicionais cores amarelo e vermelho”, disse Paulo Sanna, vice-presidente de criação da agência Wunderman.