Os três grandes clubes de Pernambuco iniciaram, na última semana, os trabalhos de uma iniciativa que pode mudar a imagem do futebol nordestino. Graças à iniciativa dos departamentos de marketing de Náutico, Sport e Santa Cruz, a região pode ganhar um grupo de ação na área que pretende combater a pirataria, realizar operações conjuntas de licenciamentos e, fundamentalmente, positivar a visão do mercado sobre o esporte local. A princípio, a iniciativa vai envolver apenas os clubes pernambucanos, mas deve ser estendida, em breve, a outras capitais nordestinas. Nos próximos dias, Bahia, Vitória, Ceará e Fortaleza devem ser convidados a participar do projeto. No futuro, a ação conjunta dos departamentos de marketing pode, inclusive, render contratos de patrocínio únicos. ?Isso é bom pela troca de informações. Hoje a gente olha para o Rio Grande do Sul, por exemplo, e vê que eles conversam com as empresas ao mesmo tempo, e sabem se valores diferentes estão sendo oferecidos?, disse Roberto Varela, vice-presidente de marketing do Náutico. Os dirigentes, no entanto, ressaltam que o projeto não envolve nenhuma questão política. A ideia de um Clube dos 13 nordestino, portanto, é descartada imediatamente, e até a noção de união dos rivais é rechaçada pelos responsáveis. ?Nós não estamos juntando os departamentos. A nossa intenção é formar um grupo de apoio, para que a gente possa se ajudar nas nossas ações cotidianas?, disse Kelli Jahn, gerente de marketing do Sport. ?Isso vai ser muito bom para nós, porque sabemos que às vezes as empresas procuram um ou outro clube, mas não fecham por receio do que o público pode pensar sem os dois rivais. Essa parceria vai nos ajudar bastante?, disse Sérgio Travassos, assistente de marketing do Santa Cruz.