No último domingo, a Rede Globo e Rede Bandeirantes fizeram a primeira transmissão do Paulistão Chevrolet. E a volta oficial da temporada de futebol, no entanto, parece não ter empolgado a audiência paulista. Com a derrota do São Paulo para o Bragantino, a média sofreu baixa pelo terceiro ano consecutivo.
Com 16 pontos de média, somando as audiências de Globo e Band, a estreia do Estadual foi inferior à apresentada na primeira rodada dos dois anos anteriores. Em 2013, a audiência da estreia foi de 17 pontos e, em 2012, de 18,5 pontos, também somando as médias de Globo e Band. No ano de 2011, pela última vez a abertura do Estadual rendeu uma audiência acima dos 20 pontos, marcando 21 na soma de Globo e Band.
A emissora carioca, no entanto, viu a sua média do ano passado aumentar em um ponto. A Globo anotou 12 pontos com o duelo do último domingo, um ponto a mais que em 2013, quando exibiu o empate entre Paulista e Corinthians. Com isso, ela liderou o horário à frente da Record (sete pontos), SBT (seis pontos) e Bandeirantes, que também exibiu o confronto entre Bragantino e São Paulo e obteve quatro pontos.
Devido a variação populacional da Grande São Paulo, o Ibope atualizou a equivalência dos pontos em suas medições de audiência de televisão. Durante 2014, cada ponto domiciliar na capital paulista equivalerá a 65.201 domicílios. No ano passado, cada ponto representava 61.952 casas. O aumento foi de 5,2%.