A péssima fase que o Manchester United vive dentro de campo há alguns anos pode ser o estopim para o fim da relação milionária entre o clube inglês e sua patrocinadora máster, a montadora americana Chevrolet. O contrato entre as duas partes é válido até o final da temporada 2020/2021, e a marca está relutante em propor uma renovação.
De acordo com diversos veículos britânicos de mídia, o próprio clube já começou a procurar um novo parceiro principal. Isso porque a Chevrolet teria sentido que pagou demais pelo acordo, assinado em 2012 e iniciado em 2014, e não está vendo retorno dentro de campo. O contrato da montadora com os Red Devils vale nada menos do que £ 450 milhões.
Foto: Reprodução / Twitter (@ManUtd)
A imprensa britânica afirma que não está descartada completamente uma renovação com a marca que faz parte do grupo General Motors (GM), mas que várias marcas líderes de mercado já estariam demonstrando interesse na propriedade por conta do apelo global do clube. O Manchester United anunciou recentemente que sua base global de fãs aumentou para 1,1 bilhão de pessoas, de acordo com a empresa especializada em pesquisa de mercado Kantar.
Segundo o site britânico SportPro Media, apesar do pífio desempenho em campo, os Red Devils seguem como uma potência comercial, com receita de patrocínio de £ 171,8 milhões no Reino Unido na temporada 2018/2019. É verdade, no entanto, que uma parte significativa desse montante veio do acordo com a Chevrolet, que pagou aproximadamente US$ 18,6 milhões em 2012/2013 e 2013/2014 (antes de passar a estampar de fato a camisa da equipe), com a quantia restante distribuída nas sete temporadas seguintes (2014/2015 a 2020/2021).
Nos gramados, o time segue a sina de não conseguir se livrar da péssima fase. Na temporada 2019/2020 da Premier League, o United está apenas na 12ª colocação após oito rodadas, 15 pontos atrás do líder Liverpool, que é justamente o adversário da próxima rodada, no domingo (20), em Old Trafford.