Depois de “celebrar” o fim do patrocínio de 25 anos com a Petrobras, o Flamengo pode voltar a estampar a marca do antigo patrocinador na camisa. O clube já começa a trabalhar a hipótese de renegociar um patrocínio com a Petrobras para 2010. Na última segunda-feira, durante a festa de lançamento da nova loja do clube, na Gávea, representantes da BR Distribuidora estiveram presentes. Na ocasião, membros da diretoria flamenguista confirmaram à Máquina do Esporte que a presença de executivos da estatal agilizaria um possível acordo. Entre pessoas do próprio clube, a renovação com a rede de postos Ale, que patrocina o clube desde outubro, não é vista com tanta certeza. Entre os fatores estaria o alto valor a ser investido no patrocínio anual ao clube, que gira próximo dos R$ 20 milhões. A volta com força da Petrobras para patrocinar o Flamengo se deu, principalmente, por uma decisão do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro tomada na última semana. Nela, foi considerado que o patrocínio da estatal não necessita passar por processo de licitação. Com isso, o dinheiro do patrocínio que havia ficado travado por conta dessa decisão – e que motivou o rompimento com a Petrobras -, poderia ter sido usado pelo Fla. A situação, porém, deverá se alongar por mais tempo. Uma reunião que seria feita nesta semana com executivos da Ale foi adiada. Com a disputa do título brasileiro e as eleições para presidente em dezembro, o assunto patrocínio deverá ficar apenas para 2010.