A temporada 2011∕2012 da liga profissional de basquete dos Estados Unidos tem sido um marco para a ESPN nos Estados Unidos. O canal fechado exibe o torneio no país desde 2002, e nunca havia registrado uma audiência tão expressiva nos playoffs.
A ESPN tem registrado média de 6,228 milhões de pessoas sintonizadas a cada jogo de playoff da NBA nesta temporada. O resultado é 25% superior ao que o canal teve no ano passado.
Na comparação com 2010, a alta é ainda mais significativa. A audiência da ESPN na atual edição é 35% maior do que o canal registrou na fase decisiva daquela temporada.
A média de audiência da ESPN com os playoffs é a maior entre os canais que exibem a NBA nos Estados Unidos. Os jogos decisivos da liga também são transmitidos por ABC e TNT.
Os resultados acima, aferidos pela consultoria Nielsen, ainda não consideram o primeiro jogo da decisão da NBA, realizado na última terça-feira. O sétimo jogo da decisão da Conferência Leste, disputado por Boston Celtics e Miami Heat, atraiu 10,144 milhões de telespectadores.
O jogo é o segundo mais visto da história da NBA em TV fechada. O recorde ainda é da decisão da Conferência Leste do ano passado, entre Chicago Bulls e o mesmo Miami Heat, que teve 10,413 milhões de pessoas sintonizadas na TNT.