O Santos teve duas baixas recentes em seu departamento de marketing. Primeiro, foi Fernando Montana quem deixou o comando da área, após a mudança de diretoria. Seu substituto, Alex Fernandes, ficou três meses e também saiu. Agora, o clube aposta em um novo nome. Paulo César Verardi, com passagens por clubes com Grêmio e Atlético-PR, assumiu o cargo na última semana.
Verardi já tinha proximidade com o Santos nos tempos em que o time vestia Umbro. Na época, ele estava no outro lado, como executivo da marca inglesa de material esportivo. Agora contratado pelo clube, o plano é fazer análise da atual situação e todo o planejamento estratégico para os próximos anos.
Um dos objetivos de Verardi no marketing santista é fazer com que as redes de comunicação do clube estejam mais próximas de outras áreas. “Queremos fazer uma integração plena entre marketing, comunicação e comercial. Assim poderemos aumentar o engajamento do torcedor e, então, gerar novas receitas”, contou à Máquina do Esporte.
Gerar novas receitas passa por conseguir novas parcerias comerciais para o clube, algo que tem sido difícil no último ano. Assim como o São Paulo e o Palmeiras até o início deste ano, o Santos tem jogado sem um patrocínio máster. No fim de 2014, a equipe chegou a se aproximar da Huawei, mas um contrato de longo prazo nunca foi assinado.
Para conseguir novos parceiros, Verardi quer quebrar o que usualmente é feito no futebol brasileiro. “Faz parte do passado aquele patrocinador que quer apenas a exposição da marca na mídia. Nós queremos ajustar os patrocinadores a um grande projeto que temos e, assim, ele traz mais benefícios. Os negócios fechados terão que estar nessa ótica”, finalizou.