O Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinou um acordo de cooperação técnica com a cidade japonesa de Hamamatsu. O contrato tem como objetivo usar a cidade japonesa para receber as delegações brasileiras de sete esportes (beisebol, golfe, ginástica rítmica, judô, remo, rúgbi e tênis de mesa) durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A parceria foi oficializada após uma visita de uma comitiva de Hamamatsu que veio ao Rio de Janeiro capitaneada pelo prefeito da cidade, Yasutomo Suzuki. O COB teve como seu principal representante na assinatura do acordo Rogério Sampaio, medalhista olímpico de ouro no judô e atual diretor geral da entidade.
Yasutomo Suzuki e Rogério Sampaio assinaram acordo de cooperação técnica entre o COB e a cidade japonesa de Hamamatsu para Tóquio 2020 (Foto: Reprodução / Twitter (@timebrasil))
“Gostaria de agradecer ao prefeito por essa parceria. A gente acredita que a cidade de Hamamatsu vai ser novamente muito importante para o esporte brasileiro, depois de ter recebido a seleção brasileira masculina de futebol na Copa de 2002, quando fomos campeões. Tenham certeza que nossos atletas sairão daqui com a meta de treinar muito, fazer uma boa participação nos Jogos e devolver para Hamamatsu uma troca com as pessoas da cidade. Será uma grande oportunidade para todos”, disse Rogério Sampaio.
“Lembro-me que, em 2016, pouco antes dos Jogos do Rio de Janeiro, demos início à negociação para podermos receber algumas das modalidades em nossa cidade. Hoje, temos a oportunidade de celebrar a assinatura do contrato. Fico muito satisfeito com a relação que criamos com o tempo e a sinergia que já existe entre a cidade e a comunidade brasileira, que tem tudo para ser ainda mais positiva até 2020. Como prefeito, deixo aqui o compromisso de que nós vamos empenhar todos os nossos esforços e dar o nosso melhor a todos os atletas para que o preparo seja o mais adequado para recepcionar todos vocês”, declarou Yasutomo Suzuki.
LEIA MAIS: COB fecha parceria com Turma da Mônica para Tóquio 2020
LEIA MAIS: COB mira público jovem a um ano de Tóquio 2020
De acordo com o COB, a assinatura do contrato “ratifica um longo trabalho que começou ainda antes dos Jogos Rio 2016 e que teve a primeira visita de inspeção em 2017”. Hamamatsu, localizada na província de Shizuoka, tem mais de 12 mil brasileiros entre seus cerca de 805 mil habitantes.