Entre os torcedores da Portuguesa é consenso que o clube paulistano não obtém o mesmo espaço na imprensa que os quatro rivais – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Com base nesse cenário, o time de origens lusitanas irá lançar um canal de vídeo na internet para suprir a demanda por informação. “A WebTV Lusa será aberta a toda imprensa e terá conteúdo exclusivo sobre a equipe”, explica Bruno Azevedo, diretor cinematográfico da Mirage Filmes, responsável pela criação e manutenção da TV na internet. “Aquela mídia que não nos acompanha hoje e precisar de imagens, informações, poderá nos procurar”. A produtora terá uma equipe designada a cobrir tudo o que acontece na Portuguesa, desde treinamentos e entrevistas de jogadores e comissão técnica até viagens da delegação. O canal, entretanto, não será restrito a jornalistas. O público em geral também terá acesso ao conteúdo produzido e sócios da Portuguesa, em especial, ainda terão sessões exclusivas. O valor da assinatura, segundo Azevedo, será “muito baixo”. Outros clubes brasileiros já apostaram na ideia e tiveram de recuar por falta de receitas. Por isso, para manter a webTV no ar, a Mirage Filmes terá de buscar verba em anúncios. As primeiras empresas que devem surgir na programação são as próprias patrocinadoras da Portuguesa. “Se você parar para pensar, o time tem o patrocínio da Ambev, a maior distribuidora de bebidas do planeta, da Votorantim, uma das maiores empresas do país, da Penalty, do Banco Banif… Enfim, bons patrocinadores existem”, afirma o diretor. A previsão é que a WebTV Lusa esteja no ar, em funcionamento, durante a Série B do Campeonato Brasileiro, iniciada no último fim de semana.