A incônica franquia San Francisco 49ers deve oficializar nos próximos dias uma mudança . O prefeito de San Francisco, Ed Lee, admitiu que a cidade deve perder o time da liga profissional de futebol americano (NFL) para Santa Clara, a cerca de 65 quilômetros da atual sede.
“É uma decisão de negócios, e está cada vez mais perto de acontecer”, reconheceu Lee em entrevista ao jornal “San Francisco Chronicle”.
Em parceria com as autoridades de Santa Clara, os 49ers já viabilizaram a operação econômica de construção de um estádio na cidade. O projeto deve consumir US$ 1,02 bilhão, e já existe uma linha de crédito de US$ 850 milhões no banco Goldman Sachs para essa empreitada.
A diferença entre o empréstimo e o custo de construção do estádio deve ser bancada por um fundo da NFL, um plano de desenvolvimento da cidade e diferenças nos impostos.
O projeto já foi aprovado pelo poder público de Santa Clara. Também já tem aval dos 49ers, que solucionaram na semana passada a questão de estacionamento, gargalo existente no novo projeto.
Ainda faltam pequenos detalhes para que a mudança seja oficializada. Os 49ers precisam, por exemplo, de um aval oficial da NFL. Também dependem de a liga contribuir com o projeto do estádio.