Os dias da Barclays como title sponsor da prestigiada Premier League, o Campeonato Inglês da primeira divisão, estão contados. Segundo o diário inglês Daily Mail, a gigante financeira não irá renovar o acordo com a direção da liga após o final da temporada 2015/2016.
A Barclays patrocina a Premier League desde 2001, parceria que favoreceu a exposição global do nome da instituição bancária, já que o torneio é hoje transmitido para 650 milhões de lares em 175 países do mundo.
O aumento exponencial dos custos com o patrocínio é a principal razão para a empresa decidir deixar o campeonato. Em 2012, na última renovação, o acordo atingiu o valor de £ 120 milhões (R$ 552 milhões) por mais três anos de contrato, um aumento de 36% em relação ao compromisso anterior.
A decisão de procurar outra empresa já é um efeito do novo contrato de TV, assinado para o triênio 2017-2019, que atingiu o valor de £ 5,14 bilhões (R$ 23,66 bilhões). Com isso, os acordos comerciais da direção da liga com os patrocinadores atingiram outro patamar.
A falta de um title sponsor não é um problema que afeta só a Premier League. O patrocínio da Capital One para a Copa da Liga Inglesa também chega ao fim na próxima temporada. Já a Copa da Inglaterra está sem parceiro desde que a Budweiser decidiu não renovar na temporada passada.
Problema semelhante não deve ser enfrentado pela Premier League, já que é o campeonato nacional de clubes mais popular do mundo.