A Premier League está disposta a pagar premiação para os times ingleses que passarem de fase nos mata-matas da Liga dos Campeões. A estratégia acontece para que o país mantenha pontuação suficiente para contar com três classificados diretamente para a principal competição europeia de clubes. Outro clube inglês disputa uma eliminatória para garantir classificação para a fase de grupos.
LEIA MAIS: Premier League divulga seus novos logotipos
Hoje, a Premier League vem sendo acossada pela Série A TIM (liga italiana), que reivindica mais um lugar direto na Liga dos Campeões. A Itália conta hoje com duas vagas diretas e uma para a Pré-Liga dos Campeões. No momento, os times italianos estão três pontos atrás dos ingleses. No ano passado, a Juventus disputou a decisão do torneio contra o Barcelona. Já as equipes inglesas naufragaram nas oitavas de final. Nenhuma delas ficou entre as oito melhores do continente.
Outro plano da federação inglesa a fim de facilitar a vida de seus clubes que disputam as competições europeias é enxugar o calendário doméstico. A ideia é acabar com as partidas de desempate da Copa da Inglaterra e os jogos de volta das semifinais da Copa da Liga Inglesa. Isso permitiria que os clubes ingleses cheguem mais descansados para os mata-matas dos torneios europeus e tenham mais chance de sucesso nessas competições.