A província de Ontário, no Canadá, deu um passo importante em um plano para ter mais uma franquia da liga profissional de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NHL). A região aprovou financiamento público para construir uma arena em Markham, cidade próxima a Toronto.
A ideia é erguer no local um ginásio para 20 mil pessoas, que deve consumir US$ 325 milhões. O poder público local deve bancar metade da conta, e um fundo empresarial custeará o restante.
A NHL já tem um time em Toronto, o Maple Leafs. Contudo, segundo pesquisa realizada pelo governo de Ontário, ao menos 800 mil habitantes da província que são apaixonados por hóquei no gelo não têm condição de comprar ingressos para jogos da franquia.
Além disso, o Maple Leafs é o segundo time de hóquei no gelo mais amado pelos canadenses, mas também é o segundo mais odiado. Essa análise do potencial é o principal argumento de Ontário para justificar a criação de um time em Markham, que fica a 35 minutos de carro de Toronto. Se aprovada, a franquia seria a terceira de Ontário, que também tem uma equipe em Ottawa.
O projeto da arena independe de Ontário conseguir atrair uma franquia da NHL para Markham. Até o momento, a liga não deu qualquer sinal de que a cidade possa abrigar um time.