O Qatar deu mais uma demonstração nesta quinta-feira (26) de que trabalha para ser o “país do esporte” nos próximos quatro anos. Em evidência como a próxima sede da Copa do Mundo de futebol, a nação árabe fechou um acordo de seu Banco Nacional, o Qatar National Bank (QNB), com a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Os valores não foram divulgados.
Pelo contrato, o QNB estará presente em todas as competições organizadas pela IAAF, em especial a Copa do Mundo de Atletismo de 2019, que será realizada justamente em Doha, capital do país. Assinado pelos próximos quatro anos, o acordo ainda engloba as próximas quatro edições da Diamond League, por exemplo, que tem etapas em várias partes do mundo, incluindo uma em Doha.
Outro ponto importante da parceria é permitir que o QNB implemente um programa educacional para motivar os jovens do país a levarem estilos de vida mais saudáveis e, em um segundo passo, se envolverem com o atletismo.
Foto: Reprodução / Twitter (@iaaforg)
“Trazer a emoção do atletismo para novas comunidades sempre foi o princípio orientador da IAAF e é por isso que esse anúncio é tão empolgante. Com a adição do QNB, temos um parceiro que compartilha nossa visão do esporte e tem espaço para inspirar mais pessoas. A associação nos ajudará a melhorar nosso esporte local, regional e globalmente”, declarou Sebastián Coe, presidente da IAAF.
A decisão do Banco Nacional do Qatar comprova a ideia do país de abraçar o esporte desde que chamou a atenção do mundo ao ser escolhido como sede da Copa de 2022. Além do futebol e do atletismo, o Qatar ainda sedia e patrocina torneios importantes de tênis e golfe, por exemplo.
Com o aporte do QNB, a IAAF soma agora quatro patrocinadores importantes para a retomada de seu crescimento após perder sua principal estrela nas pistas e fora delas, o jamaicano Usain Bolt. Além do Banco Nacional do Qatar, são parceiras da entidade a Asics, a Seiko e a TDK, todas japonesas.