A despeito de não ter conseguido destronar o Barcelona no Campeonato Espanhol, o Real Madrid conseguiu um incremento de 8,6% no faturamento em comparação com a temporada anterior. O clube divulgou nesta semana o resultado financeiro do período 2010∕2011, e classificou seu desempenho como o maior resultado de uma instituição esportiva em todo o mundo.
O faturamento do Real Madrid na temporada 2010∕2011 atingiu 480,2 milhões de euros. Um ano antes, o clube havia amealhado 442,3 milhões de euros.
Com base nesses números, o patrimônio líquido do Real Madrid atingiu 251,1 milhões de euros na temporada passada, valor que é 14,3% superior ao do ano anterior. De acordo com o balanço do clube, esse desempenho foi suficiente para reduzir em 30,6% o endividamento líquido.
O resultado apresentado pelo Real Madrid representa uma vitória sobre o Barcelona. O time catalão teve 473 milhões de euros de faturamento durante a última temporada do futebol europeu.
O curioso é que o faturamento foi um dos argumentos usados nesta semana por Javier Faus, vice-presidente financeiro do Barcelona, para defender o contrato do clube com a Qatar Foundation. A instituição é a primeira na história a pagar por um espaço no uniforme da equipe espanhola.
“Nós temos seguido uma linha austera. Estamos comprometidos com um crescimento sem aumentar a dívida, mas ainda vivemos uma situação delicada”, disse Faus sobre o momento do Barcelona.
A dívida líquida do Barcelona oscila na casa dos 364 milhões de euros, e a atual meta da diretoria é reduzir o valor até 200 milhões de euros.