O Real Madrid decidiu seguir os passos do Barcelona e anunciou que, assim como o rival, terá um serviço de assinatura de conteúdo exclusivo por meio do canal do clube no Facebook. O “Nação Madridista” terá um pacote mensal que custará € 2,49 e trará conteúdos exclusivos para o torcedor, além de permitir a participação em grupos privados sobre o clube.
A ideia do clube espanhol, com isso, é monetizar em cima de uma base de 110 milhões de seguidores que a equipe possui dentro da rede social. O anúncio mostra uma tendência de fechar conteúdo na Europa. O Liverpool, por exemplo, adotou essa mesma tática, mas no YouTube.
Foto: Reprodução / Twitter (@realmadrid)
Em setembro, o Barcelona se tornou o primeiro clube esportivo do mundo a adotar o novo serviço de assinaturas do Facebook para fãs. Desde então, os assinantes têm acesso a conteúdo exclusivo, experiências interativas, benefícios, recompensas e descontos em produtos do clube catalão.
De acordo com a rede social, os assinantes podem visualizar o conteúdo exclusivo de várias maneiras, inclusive no feed de notícias e no grupo do Facebook criado somente para apoiadores. A página oficial do Barcelona na rede social também possui o grupo fechado Barça Official Supporters, disponível apenas para assinantes e que vincula todo o conteúdo do serviço em apenas um destino.