Reconhecimento de marcas na Nascar desaba em 2010

Pesquisa mostra que o público reconhece menos os parceiros da Nascar

Pesquisa mostra que o público reconhece menos os parceiros da Nascar

A Nascar ainda é uma das principais competições esportivas dos Estados Unidos, mas os resultados de 2010 deram motivos suficientes para que a organização do evento fique preocupada. Na última temporada, o reconhecimento de marcas dos patrocinadores teve queda contundente.

Segundo um estudo realizado pela consultoria Tumkey Intelligence sobre a percepção que os fãs têm de marcas no esporte, a General Motors foi a única patrocinadora da Nascar que teve incremento de reconhecimento em 2010. As outras marcas oficiais foram menos lembradas do que na temporada anterior.

O curioso é que o maior crescimento foi de uma marca que não está entre os principais patrocinadores da Nascar. A rede de restaurantes Subway cresceu quase 10% em reconhecimento entre 2009 e 2010, a despeito de não ser a parceira oficial da competição em seu segmento.

Um dos motivos para a queda de reconhecimento das marcas oficiais é que a audiência da Nascar teve índices menores em 2010. Outra explicação é que apenas nove carros da categoria principal tiveram os mesmos patrocinadores durante toda a temporada.

O estudo mostrou, contudo, um dado positivo. Em comparação com outros esportes, os fãs da Nascar que foram interpelados pela pesquisa têm uma relação maior de lealdade com as marcas que patrocinam o evento.