A Chili Beans anunciou, na última semana, que um balão que usa para ações promocionais vai participar do Campeonato Brasileiro de Balonismo. A ação inusitada faz parte da estratégia da marca de óculos, que se inspira na Red Bull para inovar no esporte. ?Não posso mentir para você. É lógico que a estratégia deles é legal, é interessante e tem a ver com o que a gente faz. Nós também buscamos essa coisa do esporte com personalidade?, disse Caito Maia, fundador da Chili Beans. O investimento em um balão surgiu desse conceito. Ao aprovar uma verba para publicidade, a empresa declinou de espaços publicitários na TV para investir no veículo, que serviria de outdoor ambulante em uma série de ações. ?Esse é o nosso conceito. A maioria das ações, incluindo a campanha atual que está na TV, fala da marca, e não dos nossos óculos. O nosso objetivo é sempre fortalecer essa ideia?, disse Maia. Nessa linha, a Chili Beans patrocina, entre outras coisas, uma equipe de Le Parkour, esporte francês que consiste na superação de obstáculos urbanos como vãos entre prédios e grandes alturas. Anteriormente, a marca já havia investido em campeonatos de skate da antiga Febem, hoje Fundação Casa, que cuida de menores delinquentes. O paralelo com a Red Bull passa pela estratégia de investimento da empresa austríaca. Nos últimos anos, a marca de energéticos produziu de corridas de avião a campeonatos de malabarismos com uma bola de futebol, passando por uma escuderia de Fórmula 1.