Pela terceira vez em pouco mais de dois anos, a Roma é pioneira em algo que se relacione a redes sociais. Agora, o clube anunciou que acertou contrato com o Twitter e será o primeiro clube da Serie A italiana a transmitir jogos ao vivo e também entrevistas coletivas, tudo de forma exclusiva na mídia social.
De acordo com a Roma, o conteúdo estará disponível para os seguidores das 15 contas oficiais do clube, incluindo aí todos os de língua italiana e também de língua inglesa. Os fãs poderão acompanhar também as sessões de treinos, pré-jogos e até momentos que fizeram a história e compõem o arquivo do time da capital italiana.
Esta será terceira vez que o clube é pioneiro. Em 2016, a Roma foi o primeiro europeu a transmitir um jogo ao vivo e na íntegra no Facebook, quando jogou contra o russo Terek Grozny.
Depois, em julho deste ano, o clube foi o primeiro italiano a transmitir um jogo ao vivo e sem cortes no próprio Twitter. A partida foi um amistoso de pré-temporada contra um time da quarta divisão e que serviu como um teste para o que virá daqui para frente. Naquele dia, mais de 100 mil seguidores acompanharam o duelo.
“Estamos orgulhosos de ter firmado este acordo com a AS Roma, uma parceira que se comunica de maneira inovadora. Oferecer uma oferta ampla, com vídeos e conteúdo na área de entretenimento, notícias e esporte é muito importante para o Twitter, e a parceria com a Roma vai nessa direção”, declarou Simone Tomassetti, chefe de parcerias esportivas do Twitter para o sul da Europa.
Vale lembrar que, durante o ano passado, como uma prévia do que viria em julho deste ano e também agora em dezembro, o Twitter trabalhou com a Roma para ajudar a enriquecer seu canal com uma série de conteúdo novo e exclusivo, que recebeu elogios por sua abordagem em relação ao engajamento dos fãs. Isso porque dados divulgados pelo site Deportes & Finanzas, especializado em analisar mídias sociais, revelaram que os seguidores do clube em inglês têm a maior porcentagem de engajamento entre todos os clubes europeus.
“A estratégia social inovadora e premiada da Roma tem sido reconhecida por muitos como um ponto de virada no mundo do esporte, e estamos satisfeitos por termos nos tornado o primeiro clube na Itália a assinar este tipo de parceria comercial com o Twitter. O novo contrato nos permitirá oferecer aos nossos fãs e seguidores uma experiência ainda mais envolvente, aproximando-os ainda mais do clube e nos dando a oportunidade de aumentar a exposição e o valor de nossos patrocinadores atuais e futuros”, concluiu Francesco Calvo, diretor de receitas da Roma.