A Roma anunciou na última semana a criação do “Botistuta”, um chatbot, palavra que mistura outras duas (chat e robot), para ser o responsável pelo atendimento ao cliente na plataforma Facebook Messenger do clube. O nome do robô é uma homenagem ao ex-atacante argentino Gabriel Batistuta, que brilhou com a camisa do clube e foi um dos grandes responsáveis pelo título italiano na temporada 2000/2001.
A ideia de criar o robô surgiu de uma parceria feita pela Roma com a We Build Bots, uma desenvolvedora de software britânica. O objetivo era inventar uma maneira de responder dúvidas de fãs do clube de maneira rápida e prática no Facebook Messenger. O “Botistuta” usará inteligência artificial com o intuito de ajudar a melhorar o engajamento dos clientes na plataforma on-line.
De acordo com a Roma, a escolha do nome se deu após uma pesquisa de opinião com os torcedores realizada no Twitter do clube. Batistuta atuou com a camisa grená em 63 jogos e marcou 30 gols. Até hoje, é um dos jogadores mais queridos pelos fãs do time da capital italiana.
“Com o ‘Botistuta’, esperamos que a tecnologia nos ajude a acelerar o tempo de resposta para toda a base de fãs do clube”, afirmou Paul Rogers, diretor de mídia digital da Roma.
“A AS Roma tem uma reputação de inovar no espaço social e digital, e nós estávamos muito interessados em trabalhar com eles neste projeto. Nos próximos meses, vamos integrar ainda mais nossa plataforma e os recursos de integração profunda para que o ‘Botistuta’ possa ajudar a Roma a se conectar e se envolver ainda mais com seus apoiadores”, concluiu Paul Shepherd, presidente executivo da We Build Bots.