A estreia de Ronaldo com a camisa do Corinthians rendeu a maior audiência do ano para o futebol de quarta-feira na Rede Globo e na Band. Com 30 e 6,3 pontos do Ibope, respectivamente, as emissoras estabeleceram um novo recorde em 2009. A rede carioca comemora, além do número expressivo, um share de 48%, dado que também é relevante em se tratando de um jogo da primeira fase da Copa do Brasil. A Globo, no entanto, não compara os jogos de quarta com os de domingo por entender que são dois tipos de públicos diferentes. Tradicionalmente, porém, os números de quarta-feira são mais expressivos que os do fim de semana. No ano passado, por exemplo, a emissora divulgou, por meio de um anúncio publicitário, as 50 maiores audiências do primeiro semestre. Entre os cinco maiores destaques, apenas o jogo entre Palmeiras e São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista, com 32 pontos e 48% de share, foi transmitido em um domingo. A assessoria de imprensa da Globo, no entanto, confirmou que trata-se do melhor número em quartas-feiras de 2009. Na Band, a situação é parecida. O melhor resultado do ano foi de 10 pontos no clássico entre Corinthians e São Paulo, que aconteceu em um fim de semana. Mas, nas quartas-feiras, o desempenho da estreia de Ronaldo esteve um pouco acima da média. Durante os 90 minutos de jogo, a emissora ficou com 7 pontos em média. O resultado midiático expressivo é mais um desde o anúncio da contratação do jogador, em dezembro de 2008. No entanto, os efeitos práticos, na negociação de patrocínio e em campo, são questionáveis. Em sua oitava edição, a revista da Máquina do Esporte colocou a discussão em pauta. Atualizada às 17h51