A Rússia quer organizar fan fests durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A ideia do país europeu, sede seguinte do evento, é aproveitar a próxima edição para começar a incutir na população local um clima de festa sobre a competição.
A criação dos fan fests internacionais foi um pedido do comitê organizador local da Copa do Mundo de 2018 à Fifa. Todas as cidades russas que receberão jogos do torneio aderiram ao projeto.
Inicialmente, a ideia é instalar equipamentos em todas as cidades. A viabilização do projeto, contudo, ainda depende de aval da Fifa – a entidade não estipulou um limite para responder sobre o projeto.
“Nós acreditamos que a Copa do Mundo no Brasil vai atrair atenção de muitos russos, mas as pessoas que não puderem viajar ao país terão a chance de celebrar o evento”, disse Alexey Sorokin, CEO do comitê organizador local Rússia-2018, ao site da Fifa.
Os fan fests são parques em que a Fifa reúne patrocinadores para mostrar jogos e fazer eventos relacionados à Copa do Mundo. A atração foi criada em 2006, na Alemanha, e as primeiras edições internacionais aconteceram em 2010.