A Samsung apresentou na quinta-feira (23) a continuação da plataforma Samsung Conecta, que mantém uma série de patrocínios em eventos de música e esporte. Mas, se na primeira musical a ideia de continuidade está clara, no esporte a companhia fez mudanças profundas no modo de agir.
Basicamente, a Samsung trocou o alto rendimento pelo esporte amador. Ficaram para trás investimentos como a seleção brasileira, o surfista Gabriel Medina e o técnico Bernardinho. Agora, os patrocínios miram dois institutos, o de Medina e o de Vanderlei Cordeiro, e corrida de rua, com o objetivo de ter contato direto com o consumidor.
“Nós tivemos foco em diferentes modalidades no ano passado, que era ano dos Jogos Olímpicos. Neste ano, ao invés de patrocinar atletas, nós estamos dando todo o suporte para futuros atletas. E, para se aproximar cada vez mais do consumidor, vamos oferecer todos esses eventos esportivos. Na realidade foi uma mudança de foco”, explicou a diretora de marketing da Samsung, Andréa Mello, à Máquina do Esporte.
Para as corridas de rua, são duas as apostas da Samsung. Uma é a Superar, circuito que passa em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Nesse caso, a ideia é ser o mais popular possível; as inscrições para este ano estarão em apenas R$ 20.
A outra é circuito Night Run, que este ano deverá reunir 100 mil pessoas em diversas capitais. Nesse caso, o foco é um público mais premium. Uma das ativações previstas pela marca é a seleção de corredores em cada evento para que eles possam testar os produtos da marca sul-coreana. Os relógios inteligentes e os fones sem fio deverão ficar em evidência.
Apesar do foco nos amadores, a Samsung permanece com a cota de dispositivos móveis do Comitê Olímpico Internacional, o que inclui Tóquio 2020. Para o evento, ainda não há um plano definido pela filial da Samsung no Brasil. Quanto ao alto rendimento de forma geral, a decisão está aberta para os próximos anos. “Neste ano, até o momento, o foco é esse. Não significa que nós não podemos mudar no futuro”, resumiu Andréa Mello.
Quando o assunto é música, a linha da Samsung fica mais clara. A empresa apostou em eventos de blues em 2016 e, para este ano, quer ampliar o número de patrocínios e incluir o rock na plataforma. Um dos destaques da estratégia é uma exposição sobre a banda Nirvana, que será montada em São Paulo. O Legião Urbana também terá um evento semelhante.