O Santos definiu qual empresa será responsável por operar a futura rede de lojas, multiplicadas por meio do modelo de franquias. A Meltex, também parceira de Palmeiras e Grêmio, venceu a concorrência, composta por SPR, que administra as lojas de Corinthians, São Paulo e Vasco, e Santos Mania, da Baixada Santista.
A empresa, especializada em gestão de marcas e agora em expansão na área de franquias de times de futebol, foi avisada na tarde da última terça-feira (31) que havia sido a vencedora. O contrato firmado, válido por seis anos, prevê um mínimo de 35 lojas abertas durante esse período e receita de R$ 2 milhões anuais.
A relação entre Santos e Meltex não é de tudo nova, na verdade. Ainda no ano passado, quando o time paulista apenas planejava a criação dessa rede de franquias, a companhia já fez aportes à equipe de futebol feminino e ao uniforme de treino, no tempo em que a equipe esteve no Japão para disputar o Mundial de Clubes da Fifa.
Um dos fatores que pesou a favor da vencedora foi a boa relação com a Nike, fornecedora de materiais esportivos desde o início desta temporada. A Meltex já mantém contratos para produção de linhas de confecção com a gigante norte-americana, e essa sinergia tornou o negócio mais lógico, segundo dirigentes santistas.
O processo para a escolha da operadora das franquias só não foi concluído anteriormente pois, justamente, a fornecedora de materiais tinha de ser definida primeiro. O Santos deixou a Umbro, sob queixas de problemas na distribuição, e acertou com a Nike. Fabricantes de clubes têm de aprovar a chegada dessas administradoras de lojas.