O Santos quer conhecer melhor os torcedores do time. Para ter mais dados sobre o comportamento de seus consumidores, o clube paulista contratou a empresa israelense KonnecTo, especializada na coleta e análise de dados deixados por internautas em suas redes sociais.
O plano não é ter dados pessoais dos torcedores para venda; informações sobre endereço, telefone, e-mail serão descartados. O principal objetivo é saber como o público se relaciona com patrocinadores e quais são os hábitos referentes ao clube, como compra de ingressos e produtos oficiais.
A ideia é usar os dados até para questões esportivas, com a reação dos torcedores a técnicos e jogadores. Com o melhor entendimento de como os nomes são aceitos, o clube poderá usar essa informação para fazer contratações.
A pesquisa não é invasiva. Para participar, o torcedor tem que entrar no site www.santosfc.com.br/raio-x-alvinegro para cadastrar os dados das redes sociais. O projeto seguirá apenas aqueles que queiram participar do plano santista.
Para que os torcedores se sintam motivados a fazer o cadastro, o Santos resolveu ajudar no processo. Quem resolver cadastrar o nome e as redes sociais no sistema concorrerá a duas camisas autografadas pelo técnico Jorge Sampaoli, recém-contratado pela equipe e que teve recepção de ídolo no Brasil.
Além no novo projeto, nesta semana o marketing santista já havia apresentado uma reformulação no programa de sócio-torcedor. O clube apresentou três categorias de associação com diferenças mais claras entre cada uma, entre descontos de ingressos, direito a convidados e prioridade na compra do tíquete.