Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

São Silvestre fecha parceria inédita e terá reciclagem de copos

Ideia da Yescom, organizadora da prova, é reforçar conceito de economia circular

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 23/12/2019, às 18h00

Imagem São Silvestre fecha parceria inédita e terá reciclagem de copos

Como já é tradição no país desde o início do século passado, a São Silvestre fechará, no próximo dia 31 de dezembro, o calendário esportivo brasileiro com a 95ª edição da história da prova. Neste ano, a principal novidade é um acordo que coloca a principal corrida de rua realizada em solo nacional como parceira do meio ambiente e da sustentabilidade.

A Yescom, organizadora da prova, fechou um acordo inédito com o Movimento Plástico Transforma, que vai recolher, reciclar e transformar todos os copos de água utilizados pelos mais de 35 mil atletas nos 15 quilômetros da corrida em lixeiras de coleta seletiva. A ideia é reforçar o conceito de economia circular e mostrar à população que é possível fazer o descarte correto do plástico.

Foto: Sérgio Shibuya

"Queremos aproveitar um evento tão grande como a São Silvestre para conscientizar sobre a importância do descarte correto e do poder da reciclagem. Queremos impactar não só os participantes mas também o público que acompanha a corrida, mostrando que, ao ganhar um destino certo, embalagens descartáveis podem ser transformadas em objetos que contribuam para uma sociedade mais sustentável", destacou Simone Carvalho, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

Criado em 2016, o movimento tem como principal objetivo mostrar a utilização e a reutilização do plástico de forma criativa e responsável em soluções que podem transformar o dia a dia e o futuro da população. 

A primeira iniciativa voltada para a comunicação com a sociedade assinada pelo Movimento Plástico Transforma foi a instalação interativa PlastCoLab, uma ação que já impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

O movimento também é responsável pela Estação Plástico Transforma, iniciativa instalada no Parque KidZania, no Shopping Eldorado, em São Paulo, que tem o intuito de demonstrar de forma lúdica e educativa as principais etapas do processo de reciclagem do plástico.

Para maiores informações, o movimento possui um site oficial.