O Brasil venceu a África do Sul por 5 a 0 em um amistoso na última quarta-feira (5), o último antes da Copa do Mundo, e a Globo, fora o fato de Galvão Bueno não ter narrado o primeiro gol brasileiro, adorou. A partida aumentou consideravelmente a audiência da emissora carioca na comparação com as tardes de outras quartas-feiras recentes.
O amistoso da seleção deu 17 pontos no Ibope e 35% de share, isto é, a parcela das televisões ligadas naquele horário que estava sintonizada na Globo. A Record ficou em segundo lugar, com sete pontos; o SBT, em terceiro, com seis; e a Bandeirantes, em quarto, com 1,5 ponto.
O horário ocupado pelo futebol na última quarta, a partir das 14h, fica com a Sessão da Tarde em dias comuns. Na quarta passada, o filme “Corina, Uma Babá Perfeita” deu dez pontos. Uma semana antes, “Curtindo a Vida” rendeu 12 pontos. Outra, “A Verdadeira Família” registrou, de novo, 12 pontos. Na primeira quarta-feira de fevereiro, “Entrando Numa Fria Maior Ainda” marcou 11 pontos. Os 17 pontos do futebol, portanto, superaram em muito a média da Sessão da Tarde.
Na pontuação do Ibope, cada ponto equivale a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição consideram somente a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.